Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O cachorro mais inteligente do mundo

O cachorro mais inteligente do mundo é fêmea e vive nos Estados Unidos. Seu nome é Chaser, palavra que, em português, significa “caçadora”.
Trata-se de uma border collie de sete anos de idade, que vive no Estado da Carolina do Sul com seu dono, o psicólogo John Pilley. Desde que foi comprada, ainda filhote, ajuda seu dono a realizar um estudo científico sobre inteligência canina. E foi durante a pesquisa que Pilley descobriu a capacidade de Chaser de entender mais de mil palavras (na verdade, 1.022 palavras), 400% a mais que o recordista anterior, o cão alemão Rico.

Também da raça border collie, Rico sabe o significado de mais de 200 palavras e é capaz de encontrar objetos que nunca viu (basta mostrar uma figura para que ele se ponha a procurá-lo). Graças à sua inteligência, se tornou um astro da TV alemã.

O fato de Chaser e Rico serem da mesma raça não é coincidência. Os border collies são cheios de energia e adoram brincar e receber carinho do dono. Para serem recompensados com essas coisas de que tanto gostam, são capazes até de aprender a se comunicar.

Seu processo de aprendizado começa quando ainda são filhotes. A cada comando que aprendem, esses cães recebem um carinho ou a bolinha para brincar. Treinam também agilidade, rapidez e obediência. De tão atentos, percebem até o movimento dos olhos do treinador. E, é claro, o som das palavras.

Chaser começou a ser treinada bem pequena e por cinco horas diárias. Como parte da experiência, ela devia pegar brinquedos de forma aleatória, a partir do comando de voz. Só depois Pilley começou a pedir os objetos pelo nome de cada um.

Mas a cadela mais inteligente do mundo não apenas reconhece as coisas pelos seus nomes. Ela também atende às ordens ditas por seu dono – como rolar com um brinquedo.

E o que é mais curioso: ao fim de cada teste, Chaser não ganha um presente. Ela ganha a chance de continuar a brincadeira. Pilley e sua mulher reservam pelo menos três horas por dia para se divertir com a pet.

Durante três anos, a cadela passou por mais de 800 testes. A cada um, tinha de identificar 20 objetos. Não errou mais do que dois itens por desafio. Pilley, então, concluiu que a mascote tem capacidade de aprender o mesmo que uma criança de um ano e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário