Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Curiosidades

Escolha do filhote
Na hora de comprar, saiba qual filhote é o ideal para você


É tentadora a hora em que vamos conhecer uma ninhada cheia de cãezinhos fofos. Da vontade de levar todos pra casa. Mas essa é a hora crucial para que escolhamos aquele filhote que mais se adequa ao nosso estilo de vida e é o primeiro passo para evitarmos futuros problemas.

''Olha que fofo, ele adora rosnar de brincadeira!''; ''mãe, vamos levar aquele ali fofinho escondido embaixo da cadeira?'' Não caia nessas armadilhas.

Um cão dominante, líder, vai exigir muito mais treino e mais experiência por parte dos donos, pois este cão vai querer mandar na casa, não vai obedecer regras com facilidade e pode se tornar um cão demasiadamente agressivo.

Por outro lado, um cão medroso demais também pode se tornar agressivo, pois a agressividade vem do medo e da coação. O ideal é um cão intermediário. De olhar vivo, sem medo, mas que não seja desafiador. Um cão cauteloso na medida certa, sem ser medroso ou corajoso demais.

Escolhendo o cão certo pra levar pra casa é garantir um primeiro passo triunfante para se ter um melhor amigo ideal e feliz.

Siga os passos a seguir quando for escolher um filhote em uma ninhada. Não esqueça, claro, de pedir pra ver a mãe e o pai dos filhotes. Caso a mãe ou o pai estejam presos, desconfie. Ou você quer ter um filhote de fera?

Os pontos em negrito são os fatores que você deve levar em conta quando for escolher. Boa sorte! 


Passo 1

Comece colocando o bichinho no chão, em um lugar desconhecido. Afaste-se um pouco, agache e chame o pequeno com palmas, falando em um tom de voz suave a alegre. Observe então como o filhotinho vem até você.

- Se ele vier prontamente, com o rabo levantado, pular e até tentar morder nossa mão, temos um cachorro bastante dominante.
- Se ele vier com o rabo levantado e apenas subir no colo, é um cachorro menos dominante.
- Se vier com o rabo baixo, é mais submisso.
- Se não vier, provavelmente será um cão medroso ou com pouco interesse nos seres humanos. 


Passo 2 

Levante-se e comece a andar.

- O filhotinho dominante irá nos seguir prontamente, com o rabo levantado e mordendo nosso calcanhar.
- Se não for tão dominante, só irá seguir-nos com o rabinho levantado.
- Se for mais submisso ficará com o rabinho baixo.
- Se o cachorro não seguir, será um cachorro mais independente. 


Passo 3 

Em seguida, pegue o filhotinho com todo cuidado do mundo (lembre-se ele é só um bebê e a última coisa que queremos é que ele fique assustado), coloque-o deitado no chão de barriga para cima e ponha então sua mão aberta sobre o peito dele. Observe sua reação.

- Filhotes mais dominantes vão espernear mais, alguns vão até rosnar e tentar morder sua mão.
- Os muito tímidos vão ficar imóveis, com o rabinho entre as pernas e até fazer esforços para olhar nos seus olhos.
- Um filhotinho intermediário vai espernear e até ganir um pouco, parar, espernear mais um pouco, e assim até se acalmar.

Não se esqueça, é muito importante fazer isso com o máximo de gentileza possível. 


Passo 4

Pegue o filhotinho com as duas mãos, coloque-o bem próximo do seu rosto, encare-o e observe sua atitude.

- Filhotes extremamente dominantes vão rosnar e até tentar morder nosso rosto.
- Filhotes independentes, vão tentar ir embora.
- Filhotes muito submissos e tímidos, vão evitar contato com os olhos.
- Filhotes que tentarem lamber nosso nariz, são menos dominantes e que não ficam sentidos com tanta facilidade.


Passo 5 

Por último, deixe cair um molho de chaves no meio da ninhada. 

- O dominante vai imediatamente ver o que é. 
- O intermediário vai hesitar, depois vai ver o que é.
- O medroso vai fugir. 


Como será a visão dos cães?! 
Os cachorros não conseguem ver todas as cores, mas não enxergam em preto-branco.
Cães vêem o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem vivendo em um mundo paralelo. Assim como percebem coisas que não temos capacidade de notar, nós notamos coisas que eles não podem perceber.

Quando se fala de visão canina, logo vem a pergunta: a espécie enxerga em cores ou em preto e branco? Esse assunto será abordado a seguir, mas trata-se apenas de uma das características da visão. Dizer que sabemos como o cão enxerga não se reduz a conhecer essa resposta!


Cães enxergam colorido?

Sim, mas por muito tempo até mesmo os cientistas acreditavam que não. Hoje se sabe que os cães enxergam em cores, mas não distinguem todas as cores que os humanos vêem.

A principal diferença é que os cães não conseguem distinguir o verde do vermelho. Para nós e para outros animais, como pássaros e macacos, que comemos frutas, a diferença entre essas cores é gritante porque é muito vantajoso diferenciar rapidamente as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo. 


Cães enxergam em uma escala de cores de amarelos e azuis.

Uma distinção que os cães conseguem fazer bem é entre o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de o cão buscar em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato.

Faça o teste: segure o cão sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e uma vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distância. Provavelmente, o cão optará por seguir a bola azul, muito mais visível para ele.


Visão noturna

É verdade que os cães enxergam no escuro? Depende. Na escuridão total, não. Mas os cães enxergam muito melhor do que nós no escuro, apesar de não conseguirem distinguir bem as cores. Pode-se dizer, portanto, que no escuro os cães enxergam em preto e branco.

A visão noturna é importantíssima para os animais que caçam no escuro, por dependerem basicamente da luz da lua e das estrelas. É o caso das matilhas selvagens e das alcatéias, cujos uivos, usados também para reunir o grupo para caçar, podem ser mais ouvidos à noite, especialmente nas noites claras.

Os cães precisam de 1/4 da luz que os humanos precisam para enxergarem a noite.


Faça o teste: com uma câmera de vídeo que filma no escuro (infravermelho) observe como o seu cão se locomove num quarto totalmente escuro. Coloque uma caixa ou cadeira fora de lugar e observe se ele desvia antes ou depois de tocá-la com a cabeça ou bigode. Depois, estimule o cão a andar - jogue uma bolinha que ele adore ou chame-o na sua direção – e aumente a luminosidade aos poucos (use luzes com intensidade ajustável ou permita que a luz da rua entre). Haverá um momento em que, apesar de você ainda não enxergar os objetos, o cão já desviará deles com facilidade. Isso mostra que ele enxerga com muito menos luz do que nós.


Os cães conseguem ver de costas?

Graças a uma amplitude de visão bem maior que a nossa, os cães enxergam o que está atrás deles. Como têm olhos mais laterais que os nossos, conseguem ver uma área maior, tanto para localizar presas como eventuais predadores. A maior amplitude visual varia, já que a posição dos olhos muda conforme a raça. Pastores Alemães, por exemplo, têm amplitude visual muito superior à dos Pugs.

Faça o teste: olhe para a frente e traga suas mãos com as palmas abertas a partir de trás da cabeça até enxergá-las. Você só as verá quando estiverem um pouco à frente das orelhas. Isso mostra que a amplitude visual humana é de aproximadamente 180 graus. Experimente fazer isso com o seu cão. Aproveite quando ele estiver olhando fixamente para um local. Mova um objeto de trás para a frente até que ele o perceba e vire a cabeça, querendo-o. Repare como o objeto é percebido, mesmo estando ainda atrás do cão. Fique atento: como o olfato e a audição dos cães são fantásticos, tente evitar que o objeto seja percebido pelo cheiro ou pelo barulho.


Detecção de movimento

Os cães conseguem detectar muito mais facilmente algo em movimento do que parado, qualidade útil nas perseguições durante a caça. É como se o objeto em deslocamento saltasse de um fundo parado.

Faça o teste: amarre numa cordinha um objeto que o cão adore. Prenda o cão num ponto fixo e distraia-o. Coloque o objeto a uma distância tal que fique difícil de ele ver facilmente. Solte o cão e, quando ele estiver “perdido”, procurando o objeto, puxe a cordinha para o objeto se mover. Observe como é localizado facilmente quando entra em movimento. Só não dá para sugerir uma distância padrão, porque o alcance da visão dos cães varia bastante e muitos deles são míopes.


Profundidade

Os cães não enxergam bem as profundidades. Como eles tem as pupilas muito grandes, quando eles vêem as coisas com certa distância, eles só enxergam com foco o que está no centro da imagem. Todo o resto é borrado. De qualquer forma, os cães conseguem perceber um objeto em movimento com até 600 metros de distância!



Cães não enxergam bem de longe

Sim, os cães são míopes. Eles só conseguem ver detalhes com até 6 metros de distância, enquanto uma pessoa com uma visào saudável consegue ver a 22 metros de distância. Cães não passariam no exame de motorista!



Signo dos cães 
Você sabe qual é o signo do seu cachorro? Descubra e conheça mais sobre ele!

Capricórnio -
22/12 a 21/01
Adora grandes espaços. Tende a viver muitos anos. Salienta-se como rastreador de coisas ou pessoas.

Aquário - 22/01 a 18/02
Amizade é a marca registrada deste signo. Ele gosta de harmonia e bons amigos. Em treinamento somente aprenderá com elogios. Seja um bom amigo do seu cão, tanto quanto um mestre e você terá a chave de sua lealdade.

Peixes - 19/02 a 19/03
É o mais sensível de todos, gosta de estar em atmosferas calmas e agradáveis. Treine-o sem assusta-lo. Pode se tornar indolente e tendem a engordar.

Áries - 20/03 a 20/04
Sempre em disputas, perde a cabeça facilmente. Não é tímido ou retraído e sim bravo, nobre e determinado. Precisa ser treinado adequadamente para conter os impulsos.

Touro - 21/04 a 20/05
Gosta de estar ao ar livre, de boas comidas e bastante exercício. É obediente, pois tem amor á perfeição. Pode ser obstinado.

Gêmeos - 21/05 a 20/06
Sempre esta trocando de humor e pode ser muito nervoso. Seu treinamento deve ser feito com carinho e amizade. Gosta de festas, viagens e companhia. A vida com monotonia não serve para ele.

Câncer - 21/06 a 21/07
O lar é o melhor para este cão. Embora amante da paz, ele luta com ferocidade por sua casa e mestre. É muito leal. Muito descuidado e instável, influencia-se com mestres e neuróticos.

Leão - 22/07 a 22/08
Gosta de se mostrar e tem porte majestoso. Adora ser admirado e é muito leal. No treinamento precisa de elogios e carinhos.

Virgem - 23/08 a 22/09
Adora perfeição. Faz as tarefas exatamente do jeito que devem ser feitas. Quando filhote ele absorve facilmente os ensinamentos. Nunca demonstre muita compaixão a um virginiano adoentado, pois ele se julgará bem pior do que está.

Libra - 23/09 a 22/10
Aceita melhor o treinamento com lições curtas ou pode perder o interesse. Seja gentil durante o treinamento senão perde a compostura. É afetuoso e sociável.

Escorpião - 23/10 a 21/11
É ativo, dominador e pode ser muito ciumento. Não estimule seu ciúmes. O treinamento deve ser calmo e gentil.

Sagitário - 22/11 a 21/12
É atraído por jogos de argola e atividades excitantes. Adora fazer amigos 
 
 

2 comentários:

  1. eeii vc nao acha que ando copiando coisdas demais do meu blog, nao gostei nem um pouco.. desfaça isso e nao copie mais nada!
    só falto dizer que seu nome é Denise !

    me responda no meu blog o mais rapido possivel quem é vc!


    E PARA COM ISSO!

    ResponderExcluir